De acordo com o levantamento realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mais de 5,8 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos do País em julho, uma alta de 38% comparado ao mês anterior.  É o segundo melhor resultado do ano, atrás apenas de janeiro, que registrou 6,09 milhões de pessoas transportadas.

O Terminal de Guarulhos apresentou o maior movimento entre os aeroportos e transportou mais de 2,1 milhões de passageiros. Brasília ficou em segundo lugar, com 934,7 mil passageiros. O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, ficou na terceira posição, com 883,4 mil viajantes.

O levantamento apontou que os terminais de Congonhas (SP), de Fortaleza (CE) e de Salvador (BA) apresentaram crescimento de 66,4%, 62,5% e 44% respectivamente em número de passageiros. A malha aérea doméstica também cresceu, com uma média diária de 1.624 partidas, aumento de 16,4% em relação a junho.  É o maior  índice desde janeiro de 2021, quando o total chegou a 1.798 voos por dia. As informações são da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Outro dado positivo foi a alta impressionanente de 648% no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL). Mais de 197 mil pessoas passaram pelo terminal em julho.

Fonte: Ministério do Turismo/ANAC. Crédito: Gustavo Messina.