O mês de junho deve fechar com aumento de 12% na oferta de voos, de acordo com expectivas das empresas aéreas no Brasil. Em maio, o aumento foi da ordem de 50% na disponibilidade de assentos e no total de passageiros. Gol e Latam tiveram alta respectivamente de 60,4% e 59,2% no número de viajantes. Na Azul, o crescimento foi de 13,6%.

Para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a média diária de decolagens deve superar as 1.300 em junho. O número é o maior dos últimos três meses. Desde o início da pandemia, janeiro de 2021 foi o mês que registrou o maior volume de partidas nos aeroportos do país: 1.798 no total. A Latam espera retomar 62% dos voos domésticos. A Azul anunciou que irá operar 50 novas rotas durante a temporada de inverno e a Gol espera chegar a 159 rotas em operação até o fim do ano.

TURISMO RESPONSÁVEL

O Ministério do Turismo recomenda uma série de medidas para uma viagem segura por meio do selo “Turismo Responsável” – programa que estabelece boas práticas de biossegurança para 15 atividades do setor. A iniciativa estabelece protocolos específicos para a prevenção da Covid-19 e busca a retomada segura das atividades para turistas e trabalhadores do segmento de turismo. O selo está disponível para meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, entre outras categorias.

FLEXIBILIDADE DE VOOS

O Governo Federal autorizou a prorrogação das medidas emergenciais do setor aéreo por mais um ano. Destacam-se a maior flexibilidade para a desistência de voos e ações que aliviam o fluxo de caixa das empresas aéreas

Fonte: Ministério do Turismo. Crédito: Arquivo Ministério do Turismo.