O Ministério do Turismo conclui o curso de especialização na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A qualificação “LIBRAS Para atendimento ao Público”, realizada em parceria com o Instituto de Educação de Rondônia (IERO/Acelibras), contou com 1.287 inscritos e foi ofertada de forma totalmente gratuita aos participantes.
Uma das alunas do curso, Stella Maris, atua no teatro e defende que a qualificação é muito importante para tornar a cultura mais acessível. “Me surpreendi positivamente. Gostei tanto que continuarei me aperfeiçoando e me qualificando no tema”, comentou.
Tatyana Melo, que também fez o curso, é dona de uma agência de viagens que atende viajantes surdos. Mesmo sendo fluente em Libras, conseguiu evoluir mais na língua. “O curso me ajudou muito. Fico muito feliz porque pude aprender e melhorar minha habilidade, só tenho a agradecer”, disse. Por ter experiência na área de acessibilidade, Tatyana ressalta a importância de se promover cada vez mais cursos sobre o tema. “Este curso é muito importante, o turismo precisa ser acessível em Libras. O surdo precisa viajar para qualquer lugar que ele quiser, conhecer o Brasil, encontrar pessoas com quem possa se comunicar, mostrar os locais turísticos, as praias”.
O Ministério do Turismo vem trabalhando para avançar em políticas de acessibilidade no turismo. “Nosso trabalho é criar oportunidades de capacitação e qualificar o máximo de profissionais possível. Estamos sempre em busca de novas qualificações e parcerias de forma a oferecer o melhor aos trabalhadores do setor e formá-los para entregarem um turismo melhor, mais inclusivo e sustentável aos nossos viajantes”, destacou o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.
NOVAS PARCERIAS
O Ministério do Turismo prorrogou o prazo para que instituições de ensino públicas, privadas e do Sistema S se tornem parceiras da Pasta na oferta de cursos de capacitação para o setor turístico até o próximo dia 27 de julho. As instituições interessadas devem ter nas plataformas itens como formações em idiomas estrangeiros, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e boas práticas em questões associadas à biossegurança. Para ver o edital, clique aqui.
Fonte: Ministério do Turismo. Crédito: Ministério do Turismo.