O Paraná criou a a décima quinta Região Turística (RT), que une nove cidades e oferece atrações que englobam o enoturismo, o ecoturismo, o turismo religioso e o turismo de negócios. A RT Sul do Paraná abrange os municípios de Antônio Olinto, São Mateus do Sul, Paulo Frontin, Paula Freitas, União da Vitória, Porto Vitória, General Carneiro, Bituruna e Cruz Machado. A Instância de Governança Regional (IGR), responsável pela gestão, é a Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema).

A região paranaense é conhecida pela produção da erva-mate e concentra a maior produção nacional do tipo de forma nativa, cultivada no sistema agroflorestal. Para os apaixonados por chimarrão, a região é uma ótima escolha. Os produtores estão desenvolvendo novos produtos a partir da erva-mate, como infusões, energéticos e cosméticos. Espaços gastronômicos e de hospitalidade criaram receitas que levam o mate como ingrediente. A originalidade da forma de preparo do chimarrão de São Mateus do Sul, por exemplo, conquistou a Indicação Geográfica no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

ECOTURISMO

A nova região paranaense é um dos destinos que deve se destacar no turismo de natureza no país. O segmento é responsável por 18,9% das viagens dos turistas internacionais. No Brasil, dos 31,5% dos viajantes que estavam em busca de lazer, 25,6% tiveram finalidade o ecoturismo e viagens de aventura.

Fonte: Ministério do Turismo. Crédito: Paraná Turismo