O Ministério do Turismo destaca os avanços alcançados pela Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade. A RedeTrilhas, criada em 2018 por meio de portaria conjunta entre os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem o objetivo de conectar paisagens e ecossistemas brasileiros para promover a estruturação e a ampla visibilidade da oferta turística de natureza no país.

O Brasil conta com 120 trilhas localizadas em 390 Unidades de Conservação (UC) que fazem parte da Associação Rede Brasileira de Trilhas, entidade civil sem fins lucrativos que se dedica a implementar, manter e apoiar a gestão das trilhas brasileiras. Duas delas, a Transcarioca, no Rio de Janeiro, e a Cora Coralina, em Goiás, aderiram à RedeTrilhas, atendendo aos critérios estabelecidos pela portaria conjunta nº 500/2020 que regulamenta a inclusão dos percursos na iniciativa do governo federal.

ADESÃO

A intenção de adesão de trilhas de longo curso à RedeTrilhas devem ser apresentadas ao Ministério do Meio Ambiente em meio físico ou enviadas para o e-mail redetrilhas@mma.gov.br. As propostas podem ser encaminhadas por órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados. As trilhas devem garantir estrutura em diversos trechos para ciclistas e caminhantes, oferecer um sistema de sinalização específico para fornecer orientação segura para os turistas durante os trajetos. A trilha ainda passa por análise para identificação da conectividade de paisagens e de instâncias de governança, apresentação de mapa com traçado dos percursos, incluindo áreas de interesse ambiental e descrição da importância da trilha.

REDETRILHAS

A RedeTrilhas visa ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, estimular o turismo em áreas naturais, gerar emprego e renda para as comunidades envolvidas e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade. Também pretende dar maior significado aos parques nacionais a partir da criação de rotas turísticas integradas que fortalecem a conexão entre as mais diversas paisagens do Brasil.

TRILHAS SINALIZADAS

A Associação Rede Brasileira de Trilhas informa que 5.500 quilômetros já foram sinalizados com a identidade visual da Rede, as pegadas pretas e amarelas. Entre os percursos sinalizados, estão o Caminho da Serra do Mar (RJ), a Transcarioca (RJ), a Transmantiqueira (RJ/MG/SP), a Rota Darwin (RJ-PE), a Rota Guarumã (PA) e o Caminho das Araucárias (RS/SC), que integram o corredor Litorâneo; o Caminho de Cora Coralina (GO), os Caminhos do Planalto Central, o Caminho dos Veadeiros e o Caminho da Floresta Nacional de Brasília, que fazem parte do Caminhos dos Goyases; a Trilha Chico Mendes (AC); a Rota dos Pioneiros (PR) e a Transespinhaço (MG).

Fonte: Ministério do Turismo. Crédito: Trilha Transmantiqueira.